Apenas do tamanho de uma nós pode dar muito que fazer, por norma, na segunda metade da vida de um homem. Os problemas da próstata são por vezes um indicador do que se pode estar a passar em outros órgãos do corpo.
Os problemas mais comuns são a hiperplasia benigna da próstata e o cancro da próstata.
Hiperplasia benigna da próstata: a prostata fica situada por detrás da bexiga e no inicio da uretra, caso aumente de tamanho pode pressionar estes órgãos e afectar a micção .
Não se sabe bem porque o aumento de tamanho ocorre mas pensasse que esteja relacionado com as alterações hormonais que ocorrem com a idade e estilo de vida.
Esta patologia afecta mais de um terço dos homens com mais de 60 anos. Os sintomas que indicam que a próstata está aumentada podem passar por: necessidade de urinar com mais frequência, sobretudo durante o período nocturno, fluxo lento e interrompido da urina ficando com a sensação que não esvaziou tudo. Podem ocorrer também infecções urinárias, sangue na urina e em casos extremos impossibilidade total de urinar.
Nesta altura é fundamental ter um acompanhamento profissional de forma a obter a melhor solução para regredir a situação, existem no mercado vários suplementos para o efeito, sendo vantajoso também a pratica de exercícios de Kegel.
Cancro da Próstata, afecta 1 em 8 homens ao longo da vida quase sempre a partir dos 65 anos. O cancro da próstata cresce lentamente no entanto pode ser facilmente tratado quando atempadamente detectado, por vezes o principal problema são depois as sequelas derivadas da cirurgia, da radioterapia ou do próprio tratamento hormonal. A maior parte dos homens vão sofrer de disfunção eréctil, diminuição da libido, dor durante o acto sexual, incontinência urinária ou uma combinação de estes efeitos.
Como em outros tipos de cancro a componente genética pode influenciar bastante na predisposição para o mesmo, o estilo de vida tem um papel também fundamental, a obesidade, o síndrome metabólico, a diabetes sobretudo se não controlada, uma alimentação desregrada rica em gorduras saturadas, pobre em frutas e verduras, a falta de exercício físico o stress são factores que elevam o risco de cancro da próstata.