INTOLERÂNCIA ALIMENTAR

As intolerâncias alimentares representam reações adversas desencadeadas por determinados alimentos ou ingredientes e derivam de dificuldades da digestão e absorção.

Muitas pessoas sofrem de mal-estar digestivo, engordam e sentem-se inchadas apesar de comerem pouco e de forma saudável, e não sabem que esse tipo de problemas pode ser provocado por alimentos tão saudáveis como o tomate ou a alface ou, eventualmente, algum aditivo. O que se tenta detetar através do teste são as intolerâncias, ou seja, reações do organismo a alguns alimentos ou compostos, as quais, sem serem patológicas, produzem inflamação abdominal, gases, cefaleias, retenção de líquidos ou outros.

Ao conseguirmos evitar/reduzir as intolerâncias alimentares, facilmente vamos conseguir alívio de sintomas e melhorar o estado geral da nossa saúde. Por outro lado, o diagnóstico de intolerâncias alimentares permite-nos, simplesmente, conhecer-nos melhor, ou seja, com o resultado do exame conseguimos perceber quais são os alimentos que melhor digerimos.