Prevenir alzheimer passa por ter um estilo de vida equilibrado, podendo dessa forma ajudar a atrasar o surgimento ou o avanço da própria doença. O Alzheimer pode ter uma componente genética e até estar relacionado com outras doenças.
A doença de Alzheimer é uma doença cerebral irreversível e progressiva que vai destruindo lentamente a memória e outras capacidades cognitivas, como por exemplo a atenção, a concentração, a linguagem e o pensamento.
Por vezes pode acontecer que as pessoas com esta doença percam a capacidade de realizar tarefas simples do quotidiano, podendo também manifestar alterações de comportamento e de personalidade.
Estatisticamente, esta doença aparece cerca dos 60 anos de idade sendo a prevalência mais no sexo feminino do que masculino. Embora as causas não sejam muito conhecidas, sabe-se que existe uma forte tendência familiar ou genética. Contudo parece existir uma relação entre a doença de Alzheimer e certos problemas vasculares como a doença cardíaca, hipertensão, histórico de enfarte, bem como diabetes e a obesidade.
O estilo de vida deve ser o mais equilibrado e saudável possível dando primazia (a) prática de exercício físico regular, alimentação o mais cuidada possível, mantendo também uma vida social ativa, realizando atividades mentalmente estimulantes são tudo aspetos que parecem reduzir e abrandar o declínio cognitivo e a própria doença.
Alzheimer e os vários suplementos:
- Omega 3
- Ginkgo Biloba
- Vitamina D
- Acetil-L-Carnitina
- Fosfatidilserina
Omega 3: É de extrema importância os ácidos gordos para a saúde cardiovascular, mas o seu papel no cérebro é igualmente fundamental. O DHA é o principal constituinte das membranas dos neurónios.
Ginkgo Biloba: Esta planta é riquíssima em bioativos como flavonoides e terpenoídes. Atua maioritariamente ao promover a melhoria da irrigação sanguínea dos tecidos cerebrais, apresentando uma componente antioxidante. Quando utilizado em doentes de Alzheimer melhora os índices cognitivos.
Vitamina D: É uma vitamina lipossolúvel produzida naturalmente no organismo através da exposição da pele à luz solar, além de também poder ser obtida em maiores quantidades por meio do consumo de alguns alimentos de origem animal, como peixes, gema de ovo e leite.
Esta possui funções importantes no corpo, principalmente na regulação da concentração de cálcio e fósforo no organismo, favorecendo a absorção desses minerais no intestino e regulando as células que degradam e formam os ossos, mantendo os seus níveis no sangue.
Acetil-L-Carnitina:
A carnitina é um elemento sintetizado naturalmente no organismo pelo fígado e pelos rins a partir de aminoácidos essenciais, como a lisina e a metionina, que está presente em alguns alimentos, como carnes e peixes. A carnitina desempenha um papel fundamental no transporte das gorduras, desde os adipócitos até as mitocôndrias das células, que é o local em que a carnitina é transformada em energia quando o organismo necessita.
Fosfatidilserina:
A fosfatidilserina é um composto derivado de um aminoácido que é encontrado em grandes quantidades no cérebro e no tecido neural, já que faz parte da membrana celular. Por este motivo, pode contribuir para a função cognitiva, principalmente em idosos, ajudando a melhorar a memória e a atenção.
Este composto é produzido pelo organismo, podendo também ser obtido através da alimentação e também por meio da suplementação.