A menopausa é uma fase da vida da mulher, por norma com algum grau de complexidade devido a todas as alterações que acabam por se manifestar, costuma ocorrer em média entre os 40 e 52 anos de idade.
Dá-se a interrupção natural da menstruação onde os hormônios femininos (estrogénios e progesterona) deixam de ser produzidos pelos ovários e é marcada por sintomas como ondas de calor que surgem repentinamente e a sensação de calafrios que vêm logo a seguir.
O tratamento para a menopausa pode ser feito através da reposição hormonal sob indicação de um profissional de saúde mas também pode ser feito de uma forma o mais natural possível, com o uso de fitoterápicos.
Na fase da menopausa em que o organismo da Mulher deixa de produzir os hormônios estrogênio e progesterona os sintomas podem ser variadíssimos bem como a idade em que isso acontece. Se ocorrer antes dos 40 anos é chamada menopausa precoce e quando ocorre depois dos 52 anos, menopausa tardia.
Algumas alterações que acontecem na menopausa podem ser:
- Menstruação irregular, até que a mulher fique no mínimo 12 meses sem menstruar;
- Ausência da menstruação;
- Cérebro: alterações de humor e da memória, irritabilidade, depressão, ansiedade, dor de cabeça e enxaqueca;
- Pele: aumento da sensibilidade ao calor, vermelhidão, acne e pele seca;
- Mamas: aumento da sensibilidade da mama e caroços;
- Articulações: Diminuição da mobilidade articular, rigidez;
- Sistema digestivo: Tendência a prisão de ventre;
- Músculos: cansaço, dor nas costas, diminuição da força muscular;
- Ossos: Perda da densidade óssea;
- Sistema urinário: secura vaginal que dificulta o contato intimo, enfraquecimento dos músculos que suportam o reto, útero e bexiga, tendência a desenvolver infecções urinárias e vaginais;
- Fluidos corporais: retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.
O objetivo será melhorar a qualidade de vida, a mulher poderá seguir algumas orientações como alimentar-se corretamente, praticar exercícios regularmente e cuidar da sua aparência física.